Prefeitura de Taboão realiza mutirão contra a Dengue no Jardim Trianon

*Por Assessoria PMTS
No último sábado, 16, o Jardim Trianon, em Taboão da Serra, recebeu o mutirão contra a Dengue. Desde 2013, a Secretaria de Saúde vem realizando ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus.
Assim como aconteceu nos bairros Ponte Alta, Jardim Record, na região do comércio da Estrada Kizaemon Takeuti, Jardim das Margaridas e Parque Pinheiros, profissionais da saúde, Secretarias Municipais e a Defesa Civil, com a Operação Cata Bagulho, foram às ruas do Trianon para eliminar possíveis criadouros que servem de depósito para o mosquito colocar seus ovos, que duram em média doze meses, ocasionando a proliferação do mosquito. Esta edição do mutirão também contou com um reforço dos Desbravadores e outros membros da Igreja Adventista de Sétimo Dia da 10ª Região.
A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, ressalta que essas ações contribuem para alertar a população que juntos podemos combater o mosquito transmissor da Dengue. “Estamos indo às ruas conscientizar, através de material institucional, que uma simples atitude como não deixar água parada em pneus, garrafas, vasos de planta e manter caixas d´água cobertas, evitam a proliferação do inseto”, disse a secretária de Saúde, Dra. Raquel.
Mutirão contra a dengue chega às ruas do Jardim Trianon (Foto: Digulgação/ João Lisanti)
Mutirão contra a dengue chega às ruas do Jardim Trianon (Foto: Digulgação/ João Lisanti)
O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Dr. Milton Parron, frisou que, “a limpeza constante e utilização de telas protetoras são exemplos de ações que dificultam a reprodução do Aedes aegypti”.
Vale ressaltar que os mutirões ainda contam com o apoio da Faculdade Anhanguera, FECAF, Sociedade Civil, Escolas Públicas e privadas e Ong´s.

Tipos de Dengue

Existem dois tipos de Dengue, a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica é a forma mais leve da doença, sendo muitas vezes confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros.
Já a dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. No geral, a dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa está sendo infectada pela segunda ou terceira vez. Os sintomas iniciais são parecidos com os da dengue clássica, e somente após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos. Na dengue hemorrágica, ocorre uma queda na pressão arterial do paciente, podendo gerar tonturas e quedas.

Disque Dengue

A Prefeitura de Taboão da Serra também criou o Disque Dengue. Através do número 4788-5609 os moradores podem entrar em contato para denunciar, alertar sobre casos suspeitos ou solicitar a visita do Centro de Controle de Zoonoses. O atendimento deste serviço é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Postar um comentário

Construindo história e provocando mudanças. Notícias em Taboão da Serra e região ...

Postagem Anterior Próxima Postagem