Fato. Lula está está preso. Não interessa se ele foi para cadeia nos braços do povo, caminhando e driblando a massa dos militantes furiosos contra a sua prisão, ou escoltado pela Polícia Federal. O fato é que Lula está na cadeia. É uma prisão injusta. Trata-se de uma prisão política do maior líder popular da classe trabalhadora brasileira.
O que a esquerda deve fazer? Ficar pousando para foto, de olho no voto a ser alcançado nas supostas próximas eleições, em cima da desgraça do Lula, ou ir para uma luta implacável contra essa prisão política, exigindo liberdade para Lula? Muitos dizem que são contra a prisão de Lula. Ótimo. Mas sem uma grande demonstração concreta de força, com manifestações gigantes de rua pela liberdade de Lula, não conseguiremos derrotar a ofensiva autoritária que está sendo implantada no país. Sejamos francos, até o momento, o PT – com exceção de Lula que agora está preso, com exceção de parte de sua base e outros pouquíssimos parlamentares – pouco fez contra o GOLPE em Dilma e também pouco fez contra a prisão de Lula. Ao contrário, vemos o PT ainda aliado com o PMDB em muitas regiões, PMDB que foi parte do GOLPE, ou mesmo apenas delirando com futuros mandatos parlamentares que na prática tem sido inócuos para travar a luta política necessária contra a ofensiva reacionária em marcha no país.
Sem uma imensa pressão social não conseguiremos derrotar o golpe, não bastará fazer declarações de oposição ao golpe nas redes sociais. Também é deixar Lula mofar ou até morrer na cadeia, ficar achando que, nas urnas, com candidaturas de esquerda, em aliança com golpistas, vai se conseguir uma melhor situação para a classe trabalhadora do país. A burguesia não deu um golpe para depois permitir que a esquerda volte ao governo pelo voto (isso vale para a esquerda reformista, mas vale também para a suposta esquerda radical). É muita ingenuidade acreditar nisso: os candidatos de esquerda serão criminalizados um por um, enquanto não conseguirmos derrotar a ofensiva reacionária da direita.
Lula LIVRE. Construir imensas manifestações de rua contra a prisão de Lula. Lutar para derrotar o GOLPE e reinstituir uma nova democracia no país com a convocação de uma Nova Constituinte.
Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais – EDITOR dos BLOGs: