quinta-feira, 22 de maio de 2025

Canal PratiCidade informa: Governo Engenheiro Daniel Bogalho abre consulta pública sobre municipalização do trecho da Regis Bitencourt em Taboão da Serra

 A prefeitura de Taboão da Serra, quer devolver ao governo federal o trecho urbano da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que foi municipalizada na gestão anterior, em fevereiro de 2024 O atual prefeito Daniel Bogalho (União Brasil) alega o alto custo de manutenção. O trecho de 6,5 km estava sob concessão da Arteris Régis Bittencourt, responsável pela rodovia entre São Paulo e Curitiba.


O Ministério dos Transportes confirmou o interesse da prefeitura em devolver o segmento e aguarda que o pedido seja formalizado para avaliar o processo. A concessionária Arteris diz que o trecho, municipalizado a pedido do município, foi permanentemente excluído do contrato de concessão.

O governo Engenheiro Daniel  abriu consulta pública online sobre  o trecho da Regis Bitencourt hoje atual avenida Aprígio Bezerra da Silva, nesta quarta-feira (21), como anunciara na audiência sobre o tema há uma semana. A votação visa permitir que o maior número de moradores opinem sobre a administração e os cruzamentos (com semáforos) da via, em ampliação da participação popular acerca da questão.

Para votar, é preciso ser eleitor de Taboão da Serra, e informar título de eleitor, zona e seção, além de nome completo, endereço e CPF. O prefeito Engenheiro Daniel, em vídeo, informou sobre a consulta e incentivou a votar. “Está começando hoje a pesquisa que vai definir os próximos passos da municipalização. Esse foi um dos compromissos assumidos em campanha: ouvir a população nas grandes decisões. Esse é um momento histórico para Taboão da Serra


Assista o video do Prefeito clique aqui


Corredor de cargas

A Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) é a principal ligação entre São Paulo e Curitiba e com os Estados do Sul do País. Ela já foi considerada uma das mais perigosas do Brasil e, durante décadas, carregou o apelido de “Rodovia da Morte”. A maior parte de seus mais de 400 km foram duplicados na década de 1990 e início dos anos 2000.

O trecho mais íngreme e perigoso, a Serra do Cafezal, entre Juquitiba, na Grande São Paulo, e Miracatu, no Vale do Ribeira, só teve sua duplicação concluída em dezembro de 2017, já sob a concessão da Arteris. Rota de escoamento de cargas, a Régis tem mais de 60% do tráfego composto por veículos pesados.


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