Por Allan dos Reis
A Comissão Especial de Inquérito (CEI), semelhante a uma CPI, criada após o Shopping Taboão não cumprir um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que previa a construção da segunda alça de acesso sobre a Rodovia Régis Bittencourt, sentido Embu das Artes, até o final de outubro deste ano, nomeou os seus cinco integrantes na manhã desta terça-feira (3). A presidente será Érica Franquini (PSDB), o relator Marcos Paulo (PROS), e os integrantes Eduardo Nóbrega (PR), Luiz Lune (PC do B) e Professor Moreira (PT).
Minutos após a sua criação, o líder do governo Nóbrega atacou os criadores da CEI, a quem classificou de “irresponsáveis” por dar argumentos a oposição, especialmente a Moreira que lembrou que o centro de compras foi construído na outra gestão do atual prefeito.
“A irresponsabilidade, presidente, é quando se coloca uma metralhadora giratória na mão de um inimputável. É perigoso. […] Ser parlamentar exige responsabilidade, seriedade, e é o que devemos ter agora na condução desta comissão. O foco é muito claro. Não está buscando um culpado A ou B, não vamos permitir de maneira nenhuma que se altere o objetivo que é a construção da alça de acesso do Shopping para uma possível desconstrução de um projeto tão importante que revolucionou a cidade de Taboão da Serra”, defendeu Nóbrega.
Mesmo com os visíveis atrasos desde 2002, o líder garante que a diretoria do shopping “tem trabalhado muito forte para que essa alça seja implantada em tempo recorde”, completou.
Feito a defesa, os outros integrantes da CEI subiram a tribuna e atacaram o shopping. Primeiro foi o presidente Cido que afirma que “o shopping desrespeitou esse parlamento” ao não cumprir o prazo de construção encerrado no mês passado.
Em seguida, foi à vez da presidente da CEI, Érica, subir a tribuna e fazer suas críticas. “Ninguém está falando de progresso aqui. Todo mundo sabe que o shopping é importante para cidade. Só que ele precisa cumprir. Essa CPI é para cumprir o que ele prometeu, que é a alça do shopping. Mandaram aqui [na Câmara em 2013] representantes para dizer que iriam construir e até agora nada. Sou vereadora do povo e não tenho rabo preso com o Shopping Taboão”, cutucou.