S.O.S Rio Grande do Sul

Assessor do prefeito Ney Santos (PRB) hostiliza a imprensa, intimida a fotógrafa de Site ‘O Furão’ Embu das Artes

Canal PratiCidade   vem manifestar publicamente o seu profundo repúdio aos casos de intimidação que durante muito tempo vem acontecendo no Município de Embu das Artes. Para o Canal PratiCidade é mais um caso de Política, intimidar , ameaçar se constitui em crime grave contra a liberdade individual e ao direito da informação. Episódios como esse representam um atentado à vida humana, ao jornalismo, ao direito de informar, de receber informação e à sociedade como um todo. Casos como estes não são raros, assim como já foi registrado por este veículo. Portanto, o Canal PratiCidade  vem se solidarizar com as Colegas do site " O Furão " de Embu das Artes - SP e reafirmar publicamente a defesa incondicional do direito à informação livre, comprometendo-se sempre em envidar esforços contra este e qualquer outro tipo de violência.

Leia na integra a materia do O Furão   fotos de Thais Marinho  

Por Ana Carolina Rodrigues
O segurança pessoal de Renato Oliveira, assessor do prefeito Ney Santos (PRB), que já foi denunciado por tentativa de homicídio de um repórter da região, agarrou pelo braço e tentou intimidar a fotógrafa de ‘O Furão’ durante ida do prefeito a um posto de combustíveis na Avenida Elias Yazbek, região central de Embu das Artes, na noite da ultima quarta-feira (30). O prefeito escoltou um caminhão-tanque até o posto para garantir abastecimento de funcionários de indicação política do governo, durante crise da falta de combustíveis devido à paralisação dos caminhoneiros. Indignado por estar na fila há horas e ver “privilegiados” da prefeitura passando na frente, um morador de Embu se exaltou e Renato, que apesar de ter sido exonerado em fevereiro, continua assessorando Ney foi conversar com ele.

A repórter fotográfica, Thais Marinho estava filmando a situação, quando Lenon Roque a pegou pelo braço e puxou, tentando evitar que imagens de Renato fossem registradas. Além de segurá-la ele perguntou várias vezes de qual veículo ela era, ignorando a ação dele a repórter continuou a gravação. 
Thais explica que viu Renato cochichar no ouvido de Lenon, e em seguida sob “ordens” dele, o segurança começou a segui – lá pelo local tentando filmar a fotógrafa com um celular. Reagindo à ação dele, ele também começou a filmá-lo. Evitando que ela fizesse imagens suas ele escondeu o rosto, deu as costas e se afastou.
Ela conta ainda que durante a permanência da equipe do Furão no local, Lenon passou várias vezes por Thais e pela jornalista que a acompanhava na reportagem, ele chegou a esbarrar nelas, e se aproximava delas com olhar ameaçador, tentando intimidá-las. Lenon já é denunciado pelo Ministério Público por tentativa de homicídio triplamente qualificado, contra o repórter e chargista Gabriel Binho, do site Verbo Online, no qual Thais já foi colaboradora. O segurança foi indiciado pela Delegacia Seccional de Taboão da Serra (que abrange Embu) como o autor de três disparos contra Binho, a mando de Renato, que dirigia o carro no qual estavam ao praticar o atentado.
Contra ameaça à integridade física e garantia da liberdade de imprensa dos nossos profissionais, as repórteres do Furão registraram nesta segunda-feira (4), um Boletim de Ocorrência.



Postar um comentário

0 Comentários