Quem são os possíveis candidatos a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2024

 

candidatos prefeito são paulo
Prefeitura de São Paulo / Crédito: Guilherme Cunha/SMTUR

Seis nomes despontam como possíveis candidatos a prefeito de São Paulo para as eleições municipais de 2024. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), deve tentar a reeleição e tem como possíveis concorrentes o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB), Kim Kataguiri (União), Marina Helena (Novo), Ricardo Salles (PL),  Marcos Pontes (PL).

Ao que tudo indica, pela primeira vez na história do partido, o Partido dos Trabalhadores (PT) não terá candidato próprio nas eleições para a Prefeitura de São Paulo e apoiará Boulos. Já Nunes tem negociado alianças com dirigentes dos principais partidos do centro e da direita para sua reeleição, como PSD, PP e Republicanos.

O cenário atual mostra que Boulos e Nunes devem ter uma disputa acirrada pelos votos dos eleitores na corrida eleitoral para a cadeira da Prefeitura de São Paulo. Segundo pesquisas recentes, Boulos lidera as intenções de voto, mas está tecnicamente empatado com Nunes. A deputada federal Tabata Amaral aparece em terceiro.

O primeiro turno das eleições municipais para prefeito de São Paulo em 2024 será realizado em 6 de outubro. O segundo turno, caso necessário, deve ser em 27 de

Ricardo Nunes (MDB)

Atual prefeito do município de São Paulo, Ricardo Nunes, 55 anos, assumiu o cargo em 2021 após o falecimento de Bruno Covas, em decorrência de um câncer. Nascido na capital paulista, Nunes é empresário no ramo de controle de pragas e foi presidente da Associação Empresarial da Região Sul (AESUL). Ingressou na política no MDB e foi eleito vereador de São Paulo em 2012 e 2016. Nas eleições de 2020, foi escolhido por Covas como candidato a vice-prefeito e sua chapa foi vitoriosa. Nunes pretende disputar a reeleição à Prefeitura de São Paulo (SP) em 2024.

Guilherme Boulos (PSOL)

Conhecido pela participação no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos, 41 anos, é formado em filosofia pela USP e mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Em 2018, ingressou na política como candidato à presidência da República, filiado ao PSOL. Em 2020, foi candidato a prefeito de São Paulo, mas perdeu a disputa no segundo turno para Bruno Covas (PSDB). Nas eleições de 2022, se elegeu como o deputado federal mais votado por São Paulo, com mais de 1 milhão de votos. Agora nas eleições municipais de 2024, pretende novamente ser candidato à Prefeitura de São Paulo (SP) e já conta com o apoio do presidente Lula (PT), do PCdoB, PV e Rede.

Tabata Amaral (PSB)

 Formada em ciência política e astrofísica em Harvard, nos EUA, Tabata Amaral, 29 anos, é deputada federal por São Paulo e ativista pela educação. Nascida na cidade de São Paulo, iniciou sua carreira na política filiada ao PDT e foi eleita deputada federal em 2018. Em maio de 2021, se desfiliou do partido e meses depois ingressou no PSB. Nas eleições de 2022, foi reeleita como deputada federal por São Paulo. Amaral é cofundadora do Movimento Mapa Educação e do Movimento Acredito, que busca a renovação do congresso. Nas eleições municipais de 2024, Tabata Amaral deve ser candidata à Prefeitura de São Paulo (SP) pelo PSB e tem o apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Kim Kataguiri (União)

Kim Kataguiri, 27 anos, é deputado federal e um dos líderes do Movimento Brasil Livre (MBL). Nascido na cidade de Salto, interior paulista, Kataguiri começou a se interessar por política na adolescência e criou um canal no YouTube para falar sobre o assunto. Em 2014, co-fundou o MBL com mais três colegas e esteve à frente dos movimentos pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo combate à corrupção. Nas eleições de 2018, se candidatou pela primeira vez a um cargo público e foi eleito como deputado federal por São Paulo pelo Democratas. Em 2022, filiado ao União Brasil, disputou novamente a vaga de deputado federal e foi eleito. Kataguiri agora deve ser ser candidato a prefeito de São Paulo (SP) nas eleições municipais de 2024.

Marina Helena (Novo)

Marina Helena, 43 anos, é economista com mestrado pela Universidade de Brasília (UnB). Natural de Brasília (DF), Helena fez parte da equipe do ex- ministro da Economia Paulo Guedes como diretora da Secretaria Especial de desestatizações, durante o governo de Jair Bolsonaro. Foi também secretária-geral do Diretório Nacional do Novo e é fundadora do movimento Brasil Sem Privilégios. Nas eleições de 2022, foi candidata a deputada federal por São Paulo, e terminou a disputa como primeira suplente. Em outubro, Marina Helena foi anunciada pelo Novo como pré-candidata a prefeita de São Paulo (SP) nas eleições de 2024.

Astronauta Marcos Pontes (PL)

Eleito em 2022 como senador por São Paulo, o Astronauta Marcos Pontes, 60 anos, é formado em engenharia aeroespacial pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e tem mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, EUA. Natural de Bauru, interior de São Paulo, Marcos Pontes atuou como piloto da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi o primeiro astronauta sul-americano a viajar ao espaço. Ingressou na carreira política em 2014, quando concorreu a uma vaga de deputado federal pelo PSB, mas não obteve sucesso. Em 2018, foi eleito suplente do senador Major Olímpio. Ainda em 2018 foi convidado por Bolsonaro para assumir o Ministério de Ciência e Tecnologia e permaneceu no cargo até março do ano passado. Nas eleições de 2022, concorreu ao Senado por São Paulo e se elegeu, já no partido PL. Agora, é cotado como possível candidato à Prefeitura de São Paulo (SP) em 2024.

Ricardo Salles (PL)

Nascido em São Paulo, Ricardo Salles, 48 anos, é ex-ministro do Meio Ambiente do governo de Jair Bolsonaro (PL) e exerce atualmente mandato como deputado federal por São Paulo. Formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ricardo Salles ingressou na política em 2006 como candidato a deputado federal por São Paulo pelo PFL, mas não conseguiu se eleger. Em 2010, tentou se eleger como deputado estadual pelo Democratas, porém não obteve sucesso. Entre 2016 e 2017, foi Secretário do Meio Ambiente do governo de São Paulo na gestão de Alckmin. Em 2018, tentou novamente uma vaga como deputado federal pelo Partido Novo, porém só nas eleições de 2022 conseguiu se eleger para a Câmara dos Deputados, dessa vez filiado ao PL. Salles se apresentou como pré-candidato a prefeito de São Paulo no começo de 2023, mas desistiu em junho devido a conflitos dentro do PL. Em outubro, voltou a se apresentar como pré-candidato a prefeito de São Paulo (SP) em 2024.

Postar um comentário

0 Comentários