Canal PratiCidade: GCM de Taboão da Serra deflagra Operação "Por um Fio" contra furtos de cabos de energia e de telefonia no município

 Força-tarefa da Secretaria de Segurança Pública apreendeu 300kg de cobre em ferros-velhos e busca interromper cadeia criminosa que prejudica funcionamento de escolas, UBSs e semáforos



A Secretaria de Segurança Pública da Taboão da Serra iniciou na segunda-feira, 15 de julho, a Operação Por um Fio, com objetivo enfrentar com rigor os constantes furtos de cabos de energia e de telefonia no município. Os materiais, feitos de cobre, possuem valor comercial e por isto, a ação mira tanto quem surrupia, quanto possíveis receptadores e revendedores, como ferros-velhos.
 
A força-tarefa engloba, além da Secretaria de Segurança Pública e a Guarda Civil Municipal, as Secretarias de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Comunicação, Assuntos Jurídicos com o Procon Municipal, e Fazenda, por meio da Fiscalização de Posturas. Também participam da ação as concessionárias Enel, Tim, Vivo e Claro.


 
Luis Peniche, secretário de Segurança Pública, explicou sobre os trabalhos. “Estamos combatendo esse tipo de crime que têm comprometido o funcionamento de escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e semáforos, impactando diretamente a vida da população”, afirmou.
 
“Dentro dessa operação, todos os ferros-velhos da região serão fiscalizados, especialmente aqueles que comercializam fios de cobre de procedência duvidosa ou oriundos de crimes. Vamos coibir a receptação, que é parte essencial dessa cadeia criminosa”, completou o secretário de Segurança Pública.
 


Na ocasião, foram apreendidos 300kg de cobre em ferros-velhos, três pessoas foram encaminhadas ao 2º Distrito Policial (DP) de Taboão da Serra para prestar esclarecimentos e uma moto roubada foi recuperada.

 Os próximos passos da Operação Por um Fio, conduzida pela Secretaria de Segurança Pública, envolvem uma série de ações coordenadas e contínuas para desarticular toda a cadeia criminosa. Com base nas informações mais recentes, os principais desdobramentos incluem:


1. Fiscalização contínua e mapeamento de pontos vulneráveis

As forças de segurança estão intensificando a fiscalização em ferros-velhos e empresas de reciclagem, especialmente aquelas que comercializam fios, cabos e materiais metálicos. O objetivo é mapear os locais mais suscetíveis ao escoamento de materiais furtados, como obras, prédios públicos e estruturas de telecomunicação .

2. Integração com empresas de telefonia e energia

As investigações estão sendo apoiadas por pareceres técnicos de empresas de telefonia e concessionárias de energia elétrica, que ajudam a identificar com mais precisão os materiais furtados e a origem dos danos. Isso permite ações mais direcionadas e eficazes.

3. Ações preventivas e repressivas em sequência

A operação atual é considerada uma primeira etapa, com novas fases já planejadas. A ideia é manter a presença ostensiva das forças de segurança e realizar novas ações com base nas informações coletadas, inclusive com o uso de inteligência policial.

4. Apoio da população

As autoridades estão incentivando a população a colaborar com denúncias anônimas por meio dos canais 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar). Essas denúncias têm sido fundamentais para prisões em flagrante e identificação de receptadores 

_______________________________________________




Postar um comentário

Construindo história e provocando mudanças. Notícias em Taboão da Serra e região ...

Postagem Anterior Próxima Postagem